Amamentar o bebê no peito é a melhor forma de alimentar o recém-nascido. Além de fornecer todos os nutrientes que ele precisa para crescer forte e saudável, é muito prático para a mãe. Mas nem todos as mulheres conseguem amamentar os filhos. Além disso, quando o bebê cresce um pouquinho e passa a frequentar a creche ou escolinha para que a mãe volte a trabalhar, ele passa a ser alimentado na mamadeira.
E é aí que é preciso tomar muito cuidado. Uma mamadeira mal lavada pode guardar uma série de bactérias. Seu filhinho pode ficar doentinho, contrair uma virose e a vilã pode ter sido justo a mamadeira.
Priscilla Kaktsuka, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo, explica que as mamadeiras levem ser lavadas com água e sabão, de preferência neutro e esterilizadas com cloro, em aparelhos próprios para esterilizar ou fervidas em água por 3 a 5 minutos em panela fechada. Se o seu bebê tomar uma mamadeira e pedir outra em seguida, a mesma deverá ser lavada antes de ser oferecida à criança com mais leite.
Como devem ser lavadas as mamadeiras?
“Devem ser lavadas com água e sabão e usar escova própria para mamadeiras. Pode optar por deixar imerso em solução clorada (seguir diluição do fabricante) após a lavagem com água e sabão e não se esquecer de enxaguar para tirar o excesso de cloro”.
Precisa esterilizar sempre?
“Sim, pode-se utilizar os esterilizadores para mamadeiras ou a solução de cloro”.
Se a criança acabou de tomar uma mamadeira e pede outra, preciso lavar de novo ou basta colocar o leite?
“É preciso lavar para fazer outra. Conselho: tenha uma mamadeira reserva”.
Como manter livre de germes e bactérias?
“O processo de esterilização mata a maioria das bactérias”.
Quando sei que está na hora de trocar bicos e mamadeiras?
“Os fabricantes recomendam a troca de mamadeiras a cada 45 dias”.
FICA A DICA MAMÃES!